Institucional

SINOBRAS - Comercializando aço em todo o Brasil

Foto SINOBRASA SINOBRAS está instalada na região Norte, em Marabá (PA), sendo a primeira usina siderúrgica integrada de aços longos das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Sua estrutura compõe Alto-forno e Sinterização, Aciaria, Laminação e Trefila.

A siderúrgica, fundada em 2006, é uma das cinco empresas do Grupo Aço Cearense, considerada como um marco na história industrial do Pará, tendo capacidade de produção anual de 390 mil toneladas de aço. Com a utilização das mais avançadas tecnologias existentes no processo siderúrgico, a SINOBRAS alavancou o desenvolvimento econômico da região, com a geração de emprego e renda, casas, pontes, estádios e diversas construções edificadas em vários estados do Brasil já contam com o aço produzido no Pará pela Siderúrgica Norte Brasil – S.A. – SINOBRAS. A empresa faz parte do grupo das grandes siderúrgicas nacionais integrando o Instituto Aço Brasil, que reúne as maiores indústrias de aço do país.

Política de Gestão Integrada

A SINOBRAS compromete-se a desenvolver suas atividades, tendo como pilares básicos a sustentabilidade, a melhoria contínua e o atendimento aos requisitos legais aplicáveis, garantindo rentabilidade aos acionistas, apoiando-se nos seguintes princípios:

• O trabalho seguro está acima de qualquer objetivo da organização. A prevenção de acidentes é um compromisso mútuo da empresa e de seus colaboradores;
• Gerenciar de maneira estratégica e preventiva os aspectos e impactos ambientais de suas atividades preservando o meio ambiente;
• Assegurar com excelência a conformidade e a qualidade de seus produtos e processos superando as expectativas de seus clientes;
• Desenvolver a capacidade humana, técnica e gerencial de sua equipe e dos seus contratados, atraindo e retendo talentos e contribuindo para o desenvolvimento das comunidades em que atua.

Localização

Distrito Industrial de Marabá - Pará.

Referência

Primeira Siderúrgica Integrada da região Norte e  Nordeste do país. 

Unidades operacionais SINOBRAS

A cadeia produtiva da SINOBRAS está dividida em 4 processos: 
• 
Alto-forno e Sinterização: produção do ferro-gusa e reutilização de resíduos da produção;
• Aciaria: produção de tarugos de aço;
• Laminação: responsável pela laminação dos tarugos de aço;
• Trefila: fabrica derivados de fio-máquina (fio de aço para concreto armado CA60, arames lisos para a indústria, arames recozidos para construção, treliças, telas eletrossoldadas e etc).

 

Oportunidades de negócios

Os investimentos da SINOBRAS proporcionam espaço para a instalação de indústrias metal mecânicas; serviços de apoio industrial; manutenção em refratários; serviços de automação industrial; forjarias; indústrias de produtos agropecuários e indústrias de fixadores.

Com a SINOBRAS, o Estado também se fortalece, já que com o crescimento dos negócios há também o crescimento da qualidade e postos de trabalho; a multiplicação dos empregos indiretos (segundo FGV); o aumento da distribuição de renda; o desenvolvimento técnico, cultural e econômico da região; o crescimento sustentável sem agredir o meio ambiente e o desenvolvimento de um polo metal mecânico, entre outras possibilidades.

 

Números SINOBRAS

Produção: 390 mil toneladas de aço laminado/ano;

Empregos gerados: 1.284 empregos diretos e 30.174 empregos indiretos*;

*Com relação ao número de empregos gerados pela SINOBRAS e de acordo com o Fator Multiplicador baseado no estudo da Fundação Getúlio Vargas - FGV para cada emprego direto gerado na indústria de produção de aço são gerados 23,5 empregos indiretos.

Demonstrações Financeiras

Para ter acesso ao relatório de demonstrações financeiras de 2016 clique aqui.

Para ter acesso ao relatório de demonstrações financeiras de 2015 clique aqui.

Para ter acesso ao relatório de demonstrações financeiras de 2014 clique aqui.

Para ter acesso ao relatório de demonstrações financeiras de 2013 clique aqui.