Institucional

RELACIONAMENTO COM A COMUNIDADE

A SINOBRAS destaca-se por seus investimentos e suas ações sociais, tanto para o público interno quanto para a sociedade por meio de entidades ou por meio do Instituto Aço Cearense.
 

Atualmente, a SINOBRAS patrocina a Fundação de Assistência à Criança e ao Adolescente – FUNCAD, o Águia Futebol Clube, a Fundação Zoobotânica de Marabá, a Companhia de Dança Yaguara e o Instituto Brasileiro de Combate ao Crime – IBCC.
 

Por intermédio do Instituto Aço Cearense, responsável por colocar em prática ações para proporcionar oportunidades de transformação e inclusão social com base na educação, cultura, esporte e empreendedorismo do Grupo Aço Cearense, outras instituições de Marabá também são beneficiadas: a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), a Associação Educadora São Francisco de Assis, o Instituto Hozana Lopes e o Lar São Vicente de Paulo.

 

Além das instituições, o Instituto também apoia colaboradores das empresas do Grupo Aço Cearense que se destacam no esporte e realiza campanhas com diversas ações de solidariedade, como arrecadação de roupas, produtos de higiene pessoal, alimentos e brinquedos.

 

Sobre o Instituto Aço Cearense

Colaborar diretamente com o desenvolvimento da sociedade nos âmbitos econômico, social e ambiental é um dos principais objetivos do Grupo Aço Cearense, cuja atuação se baseia em um alinhamento de seus negócios a uma gestão socialmente engajada. Isso faz parte da filosofia da empresa, que comemora 40 anos de trajetória em 2019, sempre pautada na atenção às pessoas e à sociedade.

 

Prova desse compromisso é o Instituto Aço Cearense (IAC), que há nove anos desenvolve um trabalho forte na área social e contribui para o fortalecimento das comunidades onde o Grupo atua.

 

Com atuação no Ceará, Pará e Tocantins, o Instituto Aço Cearense tem como foco principal apoiar iniciativas de instituições sociais com foco no Terceiro Setor. O Instituto fortalece as relações com as pessoas por meio da promoção da educação, da cultura, do esporte e do empreendedorismo. Desde a sua fundação, já foram investidos mais de R$ 11 milhões em 143 instituições, totalizando mais de 80 mil pessoas beneficiadas nos três estados.

 

O trabalho do Instituto vai além do aporte financeiro para entidades que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social. Além das instituições, o Instituto Aço Cearense também apoia colaboradores que se destacam no esporte e realiza campanhas nas empresas do Grupo com diversas ações de solidariedade, como arrecadação de roupas, produtos de higiene pessoal, alimentos e brinquedos.

 

O Instituto também realiza os seguintes projetos anualmente:

 

- Pedalando pela Paz: evento que tem por objetivo mobilizar as comunidades que sofrem com a violência, incentivando as pessoas para uma vivência de paz, buscando mais segurança e liberdade no ir e vir. Realizado anualmente, o evento também busca apresentar para crianças, adolescentes e jovens a importância do ciclismo como categoria esportiva. O Pedalando pela Paz foi realizado em Caucaia e em Marco no Ceará.

 

- IAC social: tem a finalidade de realizar, em um único dia, ações sociais para o bem-estar de pessoas inseridas num contexto vulnerável. São ações de cidadania, saúde e estética, como corte de cabelo, manicure, aplicação de flúor, massoterapia, entre outros.  Na primeira edição 700 pessoas foram atendidas num único dia no bairro Mestre Antônio, em Caucaia-CE.

 

- IAC solidário: campanha realizada com os colaboradores para arrecadar roupas usadas em bom estado de conservação. Nessa ação, além de ajudar a Associação Peter Pan, na campanha Mc Dia Feliz, por meio da compra dos vales sanduiches, as roupas doadas são entregues para as instituições apoiadas pelo Instituto para um bazar solidário. Os valores são bem abaixo do mercado e o montante é destinado ao abrigo de idosos.

 

- Campanha Abraço Feliz: essa campanha tem a finalidade de incentivar nos colaboradores do Grupo o sentimento da solidariedade e, ao mesmo tempo, levar um pouco de amor a crianças em situação de vulnerabilidade social. As crianças escrevem cartinhas pedindo seus presentes de Natal e os colaboradores adotam essas cartinhas. Na 4ª edição de entrega dos presentes, realizada em 2018, 500 crianças foram beneficiadas com a Campanha.

 

- SESC ATIVO – projeto realizado em parceria com o SESC e que oferece aulas de natação, futsal e vôlei para 120 alunos da Associação Escola de Campeões e 30 alunos da instituição Pequeno Cotolengo, ambas apoiadas pelo Instituto. As aulas também são oferecidas para alunos com deficiências.

 

O Instituto Aço Cearense acredita que o trabalho social é um esforço conjunto para que a sociedade cresça, desenvolvendo pessoas por meio da promoção da cidadania, da reabilitação e da integração.

Como receber apoio do Instituto Aço Cearense

O Instituto Aço Cearense apoia instituições por um período de até um ano, podendo a parceria ser renovada. As instituições interessadas em fazer parte da lista de associações apoiadas podem enviar ofícios ou apresentar projetos que são avaliados pela equipe do Instituto. Caso a solicitação seja aprovada, é realizada uma visita técnica à entidade para, a partir daí, iniciar os trabalhos de acompanhamento periódico.

 

Instituições apoiadas em 2019

Atualmente, o Instituto Aço Cearense apoia 17 instituições, atendendo diretamente 9.426 pessoas.

 

Instituto Aço Cearense em Números

Instituições beneficiadas: 143

Pessoas atendidas: 80.426 (nos três estados)

Investimento: mais R$ 11 milhões                                                              Dados de 2018

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Clique na imagem