sinobras Produtos Qualidade Meio Ambiente
 
Sinobras
23/07/2014 - Congresso Brasileiro do Aço reunirá especialistas do setor em São Paulo

23/07/2014 - Companhia de Dança Yaguara é o Pará em Joinville

10/07/2014 - Governador do Pará entrega licença de instalação para SINOBRAS Fase II

10/07/2014 - Treinamento com foco no atendimento ao cliente

10/07/2014 - GAC entre os maiores do Valor 1000

Sinobras.com.br
Base Florestal

Desenvolvimento Sustentável

Plantação de Eucaliptos
Fazenda de Reflorestamento

Além de todo trabalho realizado na produção do aço, a SINOBRAS está comprometida com o Meio Ambiente, por isso realiza o plantio de eucalipto em 13 fazendas próprias de reflorestamento localizadas em Araguatins e São Bento do Tocantins, ambos municípios tocantineses. Desta forma, a empresa investe na preservação ambiental e na qualidade de vida por meio do Programa de Reflorestamento SINOBRAS Florestal, o que lhe deu por seis vezes o reconhecimento de empresa que mais refloresta no Estado do Tocantins, prestígio concedido pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento - SEAGRO/TO. Dentro de uma série de ações tais como o reflorestamento, a capacitação de colaboradores e a geração de emprego e renda, a SINOBRAS Florestal trabalha focada num Plano de Sustentabilidade para o autossustento da usina com carvão vegetal próprio até 2014.

São aproximadamente 24 mil hectares de áreas próprias, sendo que cerca de 14 mil hectares já foram plantados nas fazendas. O trabalho realizado pelo programa resultou em 16 milhões de novas árvores. Na SINOBRAS Florestal são usadas mudas de eucalipto (clones), mais apropriadas à região e ao produto final, baseando-se no controle da produtividade de cada área já reflorestada.

Muda
Eucalipto
Eucaliptos
Cachoeira do Salto

Estruturadas para as atividades de silvicultura, as fazendas do programa possuem 150 km de estradas internas, alojamentos, refeitórios, transporte para os colaboradores, grupos geradores, galpões para estocagem de matéria-prima, oficinas e equipamentos para a operacionalização. A SINOBRAS Florestal ainda possui uma Brigada de Incêndio, as duas únicas Torres de Vigilância contra incêndios florestais do Estado, uma Estação Meteorológica, além de ambulatório e ambulância equipada.

A área preservada da fazenda corresponde a cerca de nove mil hectares. Uma dessas áreas de preservação permanente é a cachoeira do Salto, na fazenda São Martinho (TO).

Viveiro de Espera
Colaboradores da SINOBRAS Florestal

SINOBRAS Florestal também realiza o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) antes do cultivo em uma nova área, além desses realiza outros procedimentos legais, como:

Autorização para uso Alternativo do Solo;
Licença Prévia;
Licença de Instalação;
Autorização de Exploração Florestal;
Certificado de Regularidade Florestal;
Licenças de Operação;
Autorização de Queima Controlada.
          
As fazendas de reflorestamento da SINOBRAS geram cerca de 510 empregos diretos e 1.000 indiretos, contribuindo para o incremento socioeconômico da região. Engajada na humanização, a empresa é parceira do Instituto Carvão Cidadão (ICC), responsável por orientar, auxiliar e fiscalizar todas as atividades relacionadas à cadeia produtiva do carvão vegetal. O órgão atua ainda no cumprimento da legislação trabalhista, das demais normas de proteção à segurança e saúde do trabalhador e na preservação do ambiente do trabalho. No ICC, a SINOBRAS participa do projeto de contratação dos trabalhadores resgatados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em regime análogo ao de escravidão.

Ainda dentro do programa da base florestal, a SINOBRAS é participante do Fundo Florestal Carajás, sendo uma das fundadoras. Criado em fevereiro de 2007, o Fundo é administrado por um gestor independente e fiscalizado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A SINOBRAS destina ao Fundo US$ 3,00 (três dólares americanos) por tonelada de ferro-gusa exportado, com o intuito de promover o desenvolvimento de projetos de reflorestamento.

Mapa - Unidades SINOBRAS Florestal
Aço Cearense
Instituto Carvão Cidadão
Movimento Brasil Competitivo
Fundo Florestal Carajás
 
Sinobras.com.br © 2009 SINOBRAS - Siderúrgica Norte Brasil
Rodovia PA 150 - Km 425 - Distrito Industrial Marabá/PA - Brasil
Tel: +55 (94) 2101-3600 - Fax: +55 (94) 2101-3636 CEP: 68508-970 - Cx Postal 16
Desenvolvido por TI - SINOBRAS | www.sinobras.com.br
contato  
Contato