sinobras Produtos Qualidade Meio Ambiente
 
Sinobras
23/07/2014 - Congresso Brasileiro do Aço reunirá especialistas do setor em São Paulo

23/07/2014 - Companhia de Dança Yaguara é o Pará em Joinville

10/07/2014 - Governador do Pará entrega licença de instalação para SINOBRAS Fase II

10/07/2014 - Treinamento com foco no atendimento ao cliente

10/07/2014 - GAC entre os maiores do Valor 1000

Sinobras.com.br
Siderurgia
Forno Elétrico Aciaria
Forno Elétrico Aciaria

Tecnologia de ponta na produção

A SINOBRAS optou pela produção de aço por meio de Aciaria Elétrica, fundamentada no uso do ferro-gusa, associada à sucata de ferro e aço. A utilização de sucata de ferro e aço desenvolve a reciclagem, a indústria de coleta e o processamento de sucata na região. Por ano serão usadas no processo de produção da usina cerca de 300 mil toneladas de sucata. Dessa forma serão reduzidos os impactos ambientais e a necessidade por recursos naturais. O uso do ferro-gusa ainda na forma líquida não desperdiça energia que seria usada para o seu derretimento. Focada na produção de aços longos para o mercado brasileiro da construção civil, é numa área de aproximadamente 760 mil metros quadrados, é que a Siderúrgica Integrada da SINOBRAS fabrica sua linha de produtos com equipamentos de alta tecnologia e colaboradores capacitados.

Conheça as quatro etapas do processo de produção da Usina Siderúrgica Integrada da SINOBRAS:

Primeira etapa: Redução - realizada em Alto-Forno, onde o produto gerado é o ferro-gusa. De forma ainda líquida, o ferro-gusa é levado para Aciaria evitando desperdício de energia.

Segunda etapa: Refino - realizado na Aciaria, com temperatura até 1.700°C, nesta unidade da usina fabricam-se os tarugos de aço. Sua capacidade de produção é de 315 mil toneladas/ano.

Terceira etapa: Laminação – transforma o tarugo de aço, aquecido a acima de 1.100ºC, em produtos siderúrgicos prontos para a utilização (vergalhão e barra mecânica) ou destinados ao processamento posterior (fio-máquina). Na Laminação, os equipamentos e a linha de produtos permitem o enfornamento ainda quente dos tarugos de aço produzidos na Aciaria. Por ter uma prática de combate ao desperdício de energia, a SINOBRAS utiliza, após tratamento, os gases gerados nos Altos-Fornos no forno de reaquecimento dos tarugos.

Quarta etapa: Trefila - utiliza o fio-máquina como matéria-prima. Deformado a frio, o resultado são arames industriais, arames para construção civil SI 60 e arames recozidos. Com o arame SI 60 serão produzidas treliças e telas eletrosoldadas, também destinadas à construção civil.


Para conhecer melhor o processo realizado na área operacional da SINOBRAS veja o Fluxograma de Produção que mostra as quatro unidades da usina: Altos-Fornos, Aciaria, Laminação e Trefila.

Fluxograma de Produção
Aço Cearense
Instituto Carvão Cidadão
Movimento Brasil Competitivo
Fundo Florestal Carajás
 
Sinobras.com.br © 2009 SINOBRAS - Siderúrgica Norte Brasil
Rodovia PA 150 - Km 425 - Distrito Industrial Marabá/PA - Brasil
Tel: +55 (94) 2101-3600 - Fax: +55 (94) 2101-3636 CEP: 68508-970 - Cx Postal 16
Desenvolvido por TI - SINOBRAS | www.sinobras.com.br
contato  
Contato